Entenda os Item IDs do Joomla!

Essa é uma questão que já tirou o sono de muitos designers/programadores na hora de definir Url amigável no Joomla. O que é e para que sirva o Item Id?

A questão ganhou até um artigo de Qasim Virjee, com o delicado título 'Damm you, infernal Item IDS!!!'
Se você navegar em algum site desenvolvido em Joomla, com as url amigáveis você veria o endereço da seguinte forma: http://www.site.com.br/sessao/nomedoartigo

Você visualiza o endereçamento do site porque lá nas Configurações Globais do Joomla, as Configurações de SEO foram ativadas. Aí, em muitos casos, a trabalheira começa...
Em muitos casos, quando você ativa a opção Usar mod_rewrite do Apache e altera o arquivo htaccess.txt para .htaccess não funciona, não roteia as imagens corretamente. E você precisa entrar em intermináveis chamados no suporte técnico para editar o arquivo .htaccess, adicionar tags e outras configurações.

Enfim, depois disso, caso as opções de url não funcionem corretamente, você pode apelar para o componente pago SH404SEF - http://extensions.joomla.org/extensions/10134- que tem a função de gerar urls amigáveis sem a necessidade do mod_rewrite habilitado. Temos outros muito bons também como o Open SEF, Artio SEF ou SEF Advance. Já ajuda, né?
Ok, sem a url amigável, fica assim: http://www.site.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2985&Itemid=33

Default URL

Default SEF URL

Obs

Nome do componente

option=com_content

content

option=com_wrapper
'wrapper' é o componente utilizado que serve para gerar páginas com iframe.

O componente está sendo solicitado a fazer.

task=view

view

task=emailform
habilita o envio da página por email

do_pdf
cria arquivo PDF da página


Número de identificação do artigo no Joomla

id=2985

2985

A
numeração vai aumentando de acordo com a quantidade de artigos inseridos no
site.

Número para identificar o link do menu principal
para o item de conteúdo

Itemid=33

33

Número
relacionado ao ID de um ítem de menu específico, cada ítem criado terá seu
próprio ID
Qual é o ponto da Itemid do Joomla?


O Itemid é a numeração que o Joomla usa para decidir quais módulos e modelos necessitam aparecer na página quando requisitados. Por exemplo, o Itemid para o artigo de 'Tal' é 33. O que acontece se mudar isso para 26, por exemplo? O artigo a ser exibido na página será de outro título, categoria ou sessão. A exibição de todo conteúdo disponível no Joomla será regida pelos 'Item IDs'.

Dando a deixa, entenda a reestruturação dos Item IDs a partir do Joomla 1.5.x aqui e um dos livros mais bacanas que li sobre SEO com Joomla é o 'Joomla! 1.5 SEO' "

Comentários

Postagens mais visitadas