Carreira: planeje seus objetivos e acerte o alvo

É comum encontrarmos profissionais em TI perdidos, sem saber qual a melhor formação a ser feita. Nos últimos meses, alguns colegas de trabalho vieram me consultar com diversas dúvidas sobre qual curso (pós-graduação, mba, mestrado etc.) escolher. Este é, sem dúvida, um dos assuntos que gosto muito de abordar.

Primeiramente, gostaria de recomendar um outro artigo meu, 'Administre sua carreira como se fosse uma empresa'. Com certeza será um bom artigo introdutório sobre o assunto.

Não faça nenhum curso sem antes fazer um planejamento estratégico da sua carreira!



Vou começar sendo realmente repetitivo: não faça nenhum curso sem antes fazer um planejamento estratégico para sua carreira! Justifico essa afirmação com algumas analogias: você não junta dinheiro sem saber o que deseja comprar, você não fez uma faculdade sem saber qual profissão seguir, e por aí vai. É necessário que nossas ações sejam planejadas e que estejam atreladas a um objetivo maior.

Você já planejou a vida toda, mesmo sem saber



Sem nos darmos conta, algumas ações que tomamos na nossa vida já estavam atreladas a objetivos que criamos. Mesmo que esses objetivos não tenham sido documentados em um planejamento estratégico mais formal, certamente você já tomou alguma ação atrelada a um objetivo. Este planejamento hoje em dia é feito, em muitos casos, somente até a escolha do curso superior: estudantes fazem medicina para serem médicos, estudam psicologia para serem psicólogos.


A faculdade terminou; a sua carreira não



Hoje já é mais que provado que somente uma formação superior não é garantia de sucesso profissional.
Portanto, é hora de começar a planejar sua vida pós-faculdade. Dependendo da sua área, existem diversos caminhos a serem seguidos. Fazer a escolha certa só depende de você.

Em TI, por exemplo, uma das dúvidas mais comuns é sobre qual caminho escolher: gerencial ou técnico. Financeiramente, o mito de que um gerente ganha mais que um especialista técnico já foi desmistificado. Inclusive, é bem comum encontrarmos no mercado ótimos profissionais técnicos com remunerações maiores do que um profissional de cargo gerencial. Portanto, não paute sua decisão pelo dinheiro.


Defina seu objetivo e trace metas



Feita a escolha sobre onde chegar, planeje seus cursos de forma que estejam atrelados ao seu objetivo profissional. Não faça cursos somente por passatempo, ou porque existe alguma pressão no seu trabalho. Se você ainda não tomou essa decisão, procure outros profissionais na sua área, levante informações e fortaleça sua escolha.


Existeuma frase muito comum utilizada por profissionais de carreira que é'dinheiro não compra felicidade'. Novamente, não paute suas decisões somente sob o prisma financeiro. Faça o planejamento estratégico da suacarreira e boa sorte!
Fonte: iMasters

Comentários

Postagens mais visitadas