Líder, alguém viu um por ai?



Para iniciar nossa reflexão quero deixar bem claro a diferença em 'LIDER' e 'CHEFE', muita gente sofre por não conseguir diferenciar estes dois substantivos. Primeiro, vamos para a definição de Chefe, é aquele que recebeu a responsabilidade formal de conduzir algo e, invariavelmente, existem pessoas que fazem parte disto. Ninguém é chefe de computadores, mesas de trabalho e processos, é chefe de pessoas. Segundo, Lider, é aquele capaz de influenciar as pessoas, seja negativa ou positivamente, não precisa necessariamente ter um cargo de chefia para poder influenciar quem está próximo dele, mas é algo que a pessoa pode ou não ter consciência da sua influência.

Meu objetivo neste post não é dissecar a material sobre liderança, pois, existem vários artigo, livros e muitos autores nacionais e internacionais que versam sobre o assunto. O que seria impossível para mim, exaurir um assunto desta magnitute em um ou vários posts. Mas refletir sobre a pergunta: 'Líder, alguém viu um por ai?'.

Pensando nesta pergunta tente lembrar de pessoas no seu círculo de convivência capaz de influenciar você, ou algum grupo? Poucos ou nenhum, acredito eu. Agora se eu fizer uma pergunta ainda mais difícil, você se considera um Líder? Talvez esteja pensando que não nasceu com este dom, ou quem sabe acredita que não tem talento ou jeito para isto. Não podemos ser fatalistas neste aspecto, pois eu acredito que cada pessoa é, ou pode ser, um líder e um maior ou menor círculo de influência. E sobre esta afirmação você pode estar me perguntando sobre que base eu posso afirmar isto. Sobre a base da natureza humana, fomos feitos para isto, liderar.

Precisamos liderar nossa própria vida, influenciar nem que seja a nós mesmo, baseados no que aprendemos ao longo de nossa vida, no que acreditamos, isto vai influenciar o que seremos. E se você acredita no que faz, as pessoas lhe seguem, na verdade, você arrasta as pessoas. No contrário, se você não tem coragem de fazer o que acredita, as pessoas seguiram outras.

Mas depois de tanta filosofia, olhe para dentro da sua empresa, e veja quantas pessoas são arrastadas por um Líder? E poucas empresas não se deram conta que necessitam de LÍDERES para executar suas estratégias, de pessoas com poder de execução, e acima de tudo com poder de arrastar pessoas para executarem o que precisa ser feito junto com ele. Pois, qual será o preço de alcançar seus objetivos se as pessoas que trabalharam não alcançarem os seus? Por quanto tempo conseguiremos levar pessoas desta forma? Trocamos as pessoas? A que custo?

A área de tecnologia por ser muito técnica e nova em relação a outras áreas de conhecimento, tem carência de Líderes. As empresas precisam fabrica-los, por isso muitas investem em programas de trainee. As mudanças ocorrem com uma velocidade cada vez maior, e estas mudanças são necessárias, as empresas precisam de mais líderes (executivos, diretores e gerentes) que saibam lidar com pessoas e arrastar multidões. Alguém viu um por ai?


Fonte: Infoblogs

Comentários

Postagens mais visitadas