Todo desenvolvedor deve mostrar seu trabalho.


Quando comecei a trabalhar com código web, minhas primeiras tentativas eram modificar cabeçalhos, o nome do site, entre outras configurações bem básicas.

Depois vieram os sistemas completos e dinâmicos, com marcações em código PHP misturadas com HTML. Há uns três ou quatro anos era uma briga grande para que nenhuma página contivesse as famigeradas tabelas <TABLE>. Nessa onda começamos a entender as diferenças entre uma tag <DIV> e uma tag <SPAM>.

Mesmo assim foram muitos anos apanhando de código para chegar ao entendimento do CSS2 e agora descobrimos a delícia de criar páginas com CSS3.

Nesse tempo entrei em muitos fórums de desenvolvedores, fui aprendendo e algumas vezes sugerindo dicas para retirar gambiarras e fazer um trabalho profissional. Daí surgiram os primeiros clientes que aos poucos entenderam a proposta de valorizar o conteúdo. O Flash representou um grande perigo para todos os verdadeiros desenvolvedores em internet pois com ele criou-se a ilusão que um desenhista seria capaz de agregar funções de programação e redação de páginas.

Com o tempo o desenvolvimento web consolida-se dentro de uma arquitetura que prevê três aspectos distintos e interdependentes: DESIGN, PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDO.

Formados na área de Artes e Desenho Industrial entram com sua habilidade gráfica, programadores destrincham os Frameworks, CMS (mais feras criam um próprio) e os Jornalistas vão ganhando terreno na área de publicações. O desenvolvedor mais experiente torna-se capaz de comandar um projeto desde o planejamento à manutenção. Daí surgem os Gestores de Projeto ou Arquitetos Web e a história da internet torna-se mais equilibrada, legível e saudável com essa distribuição de profissionais.

O principal motivo dessa postagem é manifestar um raciocínio que me pertuba por esses dias, eu quero provar que um trabalho só torna-se real no momento em que é divulgado, copiado, repetido, vaiado, aplaudido, enfim, no momento em que existe alguma reação diante do que você faz.

O trabalho em Web exige uma capacidade de inovação incrível. Os meios de produção, os softwares, as máquinas, as referências, tudo o que é utilizado para fazer uma página web é muito semelhante. E para você tornar-se reconhecido deve ter um resultado final muito surpreendente.

Quando falo de resultado final não me refiro ao visual de uma página, pois a Microsoft a cada dia perde mais fatia de mercado por priorizar marketing e estética, e não apresentar nenhum produtos inovadores.

Resultado é fazer algo além do Google tem feito. Impossível? o pessoal do Youtube e do Twitter fez.

É por isso que apesar de já possuir uma clientela fixa, investi bastante tempo para desenvolver um tema para wordpress. Eu quero aprender a interagir com essa comunidade. E interagir é mais do que postar mensagens em um blog, fazer réplicas, seguir gente bacana. Interagir é criar um valor para a comunidade que você está inserido.

Essa postagem manifesto é uma maneira de dizer como estou feliz em finalmente lançar um tema que será de grande retorno para quem utilizar. Eu coloquei o nome de Entrepeneur pois eu tenho vivido com muito sentimento o cotidiano empreendedor e quero apoiar pessoas que partilham do sonho de ter seu próprio negócio.

Sinta-se livre para baixar o tema. Visite a página e dê sugestões para sua melhoria.

Página do Tema Entrepeneur

Página de Demonstração do TemaSimilar Posts:

Comentários

Postagens mais visitadas