1° Aula ? Saiba mais sobre o Linux e descubra qual distribuição é melhor para você!

1° Aula ? Saiba mais sobre o Linux e descubra qual distribuição é melhor para você!: "


Bom antes de iniciar a aula gostaria de explicar o motivo que levou a fazer estas aulas de linux aqui no blog.



Algum tempo pessoas no blog, email, msn, e colegas de trabalho me pedem dicas, ajudas e ate mesmo que eu instale Linux em seus computadores, então pensei em fazer um mini-curso de Linux no meu blog, bom todo este material foi encontrado na internet, onde nao me acho dono de nenhum material aqui esposto, já que linux tem codigo aberto e conhecimentos compartilhados, se existe um propietário do material aqui mostrado, este dono chama-se Internet e usuários Linux ...



Iniciando nossa primeira aula sobre o Linux, hoje falaremos sobre um pouco da história do Linux! Pois isso nos dará noções básicas de como funciona e como podemos trabalhar com o Linux em sua totalidade!



Algumas Perguntas









Quem criou o Linux?

O criador do Linux se chama Linus Torvalds. O Linux é baseado nos padrões de um sistema chamado Unix, ele agregou ao seu nome Linus com o Unix e resultou em Linux!



Mas será que você sabe o que é Linux?

Linux é um sistema operacional! E, portanto, tem a mesma função que o Windows e MacOS, por exemplo, que conhecemos como outros sistemas operacionais!



Mas você sabe o que é um sistema operacional?

Nada mais é que um programa responsável pelo funcionamento do computador, ou seja, ele faz a comunicação entre hardware e software. Mas para haver essa comunicação existe um kernel (núcleo do sistema operacional) que é o componente central do sistema operacional!







Então uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único local.



Mas por que o Linux cresceu e cresce a cada dia?



É justamente por ele ser um sistema livre e gratuito (Open Source - Código Aberto). Ou seja, você não precisa pagar para usá-lo e muito menos pagar por licenças. E além de gratuito, ele é livre! Livre por ser possível alterar o núcleo (kernel) do sistema operacional!Então existem vários desenvolvedores por todo o mundo que contribuem sempre alterando trechos de códigos do kernel.

Consequentemente essa é uma diferença marcante entre o Linux e o Windows!









Isso com certeza é o motivo por seu rápido crescimento e por sempre existir compatibilidade com novos hardwares, e sempre mantendo seu alto desempenho e sua estabilidade. Pois sempre existirá uma pessoa que verá como o sistema funciona e corrigirá algum problema ou dará sugestão para sua melhoria!



Distribuições Linux



Uma distribuição Linux nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição Linux possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição Linux atende melhor suas necessidades.


Então pode surgir uma pergunta: entre tantas distribuições, qual devo escolher?



1- Ubuntu Linux







Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares! Deve-se ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.



Por que escolher o Ubuntu?

Se você está atrás de um sistema operacional que seja estável, elegante e funcional esse é o Ubuntu Linux! Com sua popularidade, informações de como solucionar diversos problemas fica mais fácil de resolver. Sempre atualizado constantemente, é um sistema seguro e robusto!



Para maiores informações, visite o site oficial do Ubuntu Linux ou a comunidade do Ubuntu Linux no Brasil.



2 - OpenSuSE Linux







OpenSuSE Linux também é muito poderoso quando o assunto é desktop.



Por que escolher o OpenSuse?

Se você procura um sistema com aparência agradável! Considero como uma das distribuições mais elegantes e bonitas do Linux!



Para maiores informações, visite o site oficial do OpenSuSE Linux ou a comunidade brasileira OpenSuSE Linux.



Debian Linux



Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin.



Para maiores informações, visite o site oficial do Debian Linux.



3 - Kurumin Linux



O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Infelizmente, apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando!

Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso do Debian Lenny e de outras distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva
Comenta Equipe do Guia do Hardware



Resolvi falar sobre o Kurumin Linux, pois foi uma distribuição Linux nacional que se destacou! Para maiores informações, visite o site oficial do Kurumin Linux.



4 - Fedora Linux







Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele conta com um ciclo de desenvolvimento rápido. A cada seis meses, em média, um novo Fedora Linux é liberado pelo Fedora Project para a comunidade. Considero o Fedora como sendo a segunda distribuição mais usada, depois do Ubuntu!



Por que escolher o Fedora Linux?

Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha.


Dentre essas distribuições, daremos destaque para o Ubuntu e o Fedora! Veremos como instalar cada uma delas e configurá-las corretamente!



No próximo artigo, veremos com você pode instalar o Linux, no seu computador pessoal, sem prejudicar a instalação do seu Windows ou precisar formatar sua máquina!





* Dúvidas? Sugestões? Comente abaixo, vamos juntos colaborar com o avanço tecnologico e assim acabar com o monopolio das janelas ... até breve!





"

Comentários

Postagens mais visitadas