Acesso à internet é um direito humano?

Acesso à internet é um direito humano?: wp-jquery-lightbox, a WordPress plugin by ulfben -->

Com a propriedade de quem é considerado um dos pais da internet, Vint Cerf sabe o que diz. Imaginem então o estranhamento que pode causar alguém como ele afirmando que o acesso à internet não é um direito humano.


Um dos criadores dos protocolos TCP/IP e vice-presidente do Google, onde atua como evangelista-chefe de internet, Cerf argumentou em um artigo publicado na última semana pelo jornal americano ?The New York Times? que a tecnologia é uma ferramenta que possibilita esses direitos, mas não é um direito em si.


- É um erro colocar qualquer tecnologia nesta categoria exaltada, pois, com o tempo, acabaremos valorizando as coisas erradas - escreveu (a íntegra, em inglês, pode ser conferida em tinyurl.com/artigocerf).


Em 2011, um relatório das Organização das Nações Unidas (ONU) classificou o acesso à internet um direito humano, como um meio de condenar países que cortam o acesso à rede em tentativas de reprimir protestos. O argumento da ONU é de que internet é fundamental para a liberdade de expressão.


Para Cerf, porém, a internet é apenas uma ferramenta para obter coisas mais importantes. Ou seja, não é um fim, mas um meio. Em outras palavras, diante das mobilizações online com importante papel político e social, vale lembrar, no que já virou um chavão entre analistas de mídias sociais, ?a internet não tem poder de derrubar governos, mas as pessoas têm?.


*Texto publicado na coluna Tecnologia na Cabeça desta semana nos jornais Zero Hora e A Notícia


Share

Comentários

Postagens mais visitadas