Conheça o novo Office 2013

Conheça o novo Office 2013:
Mauricio Coelho
Fique por dentro das novidades das próximas versões dos aplicativos Word, PowerPoint e Excel
Juntamente com o sistema Windows, o pacote de escritório Office é responsável pela maior parte da receita da Microsoft. Em sua próxima versão, o pacote adotará um visual similar ao do Windows 8, novo sistema da Microsoft que chega no fim de outubro.
Leia também:
Veja as novidades do Windows 8 
O novo Office também será lançado no fim de outubro. O preço ainda não foi definido pela Microsoft. Mas quem quiser experimentar a novidade pode baixar versões de teste no site da Microsoft . Após o fim do período de testes, todas as informações e arquivos são apagados.
A seguir, o iG mostra as principais novidades do próximo Office.
Tela inicial do Word 2013 traz miniatura dos documentos editados
Tela inicial do Word 2013 traz miniatura dos documentos editados
Foto: Divulgação
Nuvem
Um dos focos principais do novo Office é a integração com a nuvem. O novo pacote parte do princípio que o usuário acessará os programas e arquivos em mais de um aparelho. Isto significa que o Office pode ser executado mesmo em PCs nos quais não está instalado, por meio da internet.
Quem adquirir o novo Office e tiver (ou criar) uma conta no Windows Live receberá 20 GB de espaço no SkyDrive. Assim, documentos poderão ser salvos no serviço de backup da Microsoft para que mais tarde sejam acessados de qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à internet.
Compartilhamentos
O novo Office conta com bons recursos para compartilhar recursos em redes sociais (LinkedIn, Flickr, Facebook e outras). E trabalhos colaborativos em grupo foram facilitados, já que se tornou mais simples importar e exportar documentos guardados na nuvem.
Outro recurso novo interessante do novo Office é a plataforma de blog. Com ela, o usuário pode publicar diretamente em seu blog textos do Word, gráficos do Excel ou outros conteúdos dos demais aplicativos da suíte. Esse recurso pode ser um indício de que o Live Writer, programa básico para publicação em blogs da Microsoft, seja aposentado num futuro próximo.
Word
Um dos recursos novos mais interessantes do Word é a possibilidade de abrir arquivos em PDF (sem perda da formatação), editá-los e salvá-los em formato DOC ou mantendo o formato PDF.
Isto é ótimo para preencher formulários, corrigir manuais de instrução ou alterar tabelas de arquivos neste formato.
O novo recurso não funcionará para todos os arquivos PDF. Alguns deles continuarão sem a possibilidade de edição, como documentos ou imagens digitalizados num scanner.
A incorporação de vídeos do YouTube ficou mais fácil, bem como sua reprodução no próprio documento. O novo Word também traz uma ferramenta de importação de imagens diretamente de contas do Facebook, SkyDrive ou Flickr. Com isso, não é mais necessário salvar a foto no computador para depois importá-la para o documento do Word.
As novas guias de alinhamento do Word facilitam o posicionamento de imagens no documento. Basta arrastar a foto e escolher como o texto deve envolvê-la, por meio de uma barra de formatação.
O novo Word também tem um "Modo de leitura", em que é possível expandir ou encolher parágrafos. Este recurso é uma ótima ajuda para ler em telas menores. Com ele, evita-se a necessidade de rolar a tela constantemente para ler o documento.
Excel
O recurso novo com maior destaque no Excel 2013 chama-se "Flash Fill". Com ele, o aplicativo analisa o padrão de preenchimento de células e tenta “adivinhar” as próximas entradas de dados na planilha.
Já o "Quick Analysis" ajuda a escolher o melhor gráfico a ser usado para uma planilha. Este recurso se baseia numa análise das colunas e linhas selecionadas pelo usuário. Quando é feita alguma alteração nos dados, animações mostram onde as novas informações foram inseridas no gráfico.
A Microsoft oferece para o Excel um novo complemento que procura por inconsistências, erros e endereços da internet com problema. Esse complemento também inclui uma linha do tempo que organiza os dados por data. Com isso, é possível aplicar um filtro em datas específicas para que seja vista a diferença da mesma planilha em períodos distintos.
Powerpoint
O recurso "Presenter View" torna o novo Powerpoint uma ferramenta ainda mais poderosa para apresentações. Com este recurso o usuário pode ver no notebook o que virá nos próximos slides enquanto controla uma apresentação.
Outra ferramenta de apresentação nova exibe um mosaico de miniaturas para que todos os slides possam ser revistos durante a apresentação. Nos dispositivos com tela sensível ao toque, basta usar o “gesto da pinça” para dar zoom em uma das miniaturas. O mesmo movimento amplia uma área do slide para mostrar para os espectadores algum detalhe específico da apresentação.
O novo Powerpoint tem a capacidade de detectar todos os dispositivos de exibição de imagem conectados ao micro. Isso facilita a configuração da tela que exibirá as imagens da apresentação.
A Microsoft também ampliou a lista de formatos de vídeo suportados pelo novo PowerPoint. No entanto, até o momento, a incorporação de vídeos online nos slides não está presente de forma nativa, como no Word.

Comentários

Postagens mais visitadas