Segurança da Informação


Você sabe o que é? Já ouviu falar? Que bicho é esse? Porque é tão temida? Porque é tida como um bicho de sete cabeças? Porque depois de tanto tempo ainda é tão cheia de tabu?

A resposta a todas essas perguntas seria humanamente impossível em um único artigo, então vamos tentar esclarecer por partes ao longo das semanas todas essas perguntas e tentar responder todas elas. O que gostaria de mostrar a todos é que a SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO não é o desespero que muitas vezes é apresentada.


A definição de segurança da informação é variada e encontra-se n conceitos, mas que levam a um mesmo ponto e se refere à proteção que existe sobre as informações corporativas ou pessoais, ou seja, do que é considerado importante para você ou para sua empresa. Mas o que é informação? De forma geral é todo e qualquer conteúdo ou dado que tem algum valor, tudo que é relevante e importante para você ou para o negócio da sua empresa, que pode ser guardada ou exposta ao público.


A segurança da informação é baseada em três princípios básicos, são estes: os processos, as tecnologias que serão utilizadas e as pessoas envolvidas nos processos. 

A segurança da informação em princípio está baseada em três atributos principais, dentre todos os existentes, são estes: a Confidencialidade, a Integridade e a Disponibilidade, abaixo podem ver a definição de cada uma. A ameaça à segurança pode ser caracterizada pela perda de qualquer uma dessas características.




Claro que as definições acima são somente as principais, existe várias outras que mostraremos em outra oportunidade. O suporte para as recomendações de segurança ode ser encontrado em Controles físicos como portas, trancas, barreiras, guardas, dentre outros e Controles lógicos como senhas, cartões de acesso, firewall, criptografia e alguns mais.

A segurança da informação não se baseia somente na parte tecnológica, mas do conjunto de todos os processos necessários para fazer essa segurança. Até parece uma coisa complicada, mas estamos aqui justamente pra tentar descomplicar, tirar os tabus, abrir as portas de uma maneira simples.

Despeço-me por aqui, uma ótima semana a todos e que Deus abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas