Chegou a hora de Trocar o PC?




Chegou a hora de trocar o PC ou comprar um novo? Mas qual comprar, que SO, velocidade de processamento, memória, HD, portas e mais outras trocentas coisas podem ou não fazer a diferença no produto final. 





Pra começar, sejam desktops, notebooks ou ultrabooks, leve em considerações algumas informações relevantes como o seu uso, custo beneficio procurado e até como você vai tratar seu brinquedo novo, seu dinheiro é suado e com certeza não deve ser jogado fora.
Não vamos nos atentar a uma marca específica, mas ao conteúdo, tanto interno como externo, afinal independente da marca você andar com um trambolho pra cima e pra baixo, beleza também conta.

Pra começar o SO


W7, W8, Linux ou Mac OS, bem isso implica no preço e equipamentos, se você é partidário do sistema da janelinha, será mais fácil continuar com ele e o preço muda, pode ter certeza. O Windows 8 foi lançado agora, particularmente prefiro esperar até o sistema ficar mais estável pra mudar por completo, o Windows 7 ainda é uma boa opção, e com o surgimento do Windows 8, algumas maquinas com o W7 apareçam em promoção, e claro que se você comprar com o W7 agora poderá ter uma boa promoção para o upgrade para o W8. Mas vale salientar que se sua opção é fazer o upgrade futuramente veja se a máquina que estará comprando agora é compatível com o novo sistema, para evitar uma dor de cabeça futura.


Processadores

As últimas opções lançadas I3, I5 e I7 sem dúvidas são as mais procuradas, as suas gerações fazem diferença, portanto pesquise, muitos PCs aparecem com preços bem atraente com um processador já ultrapassado, então vale a pena investir um pouco mais para uma boa resposta de processamento, mas claro depende do que vai ser utilizado desse processamento.

Um ponto também que vale a pena levar em consideração é se terá quatro núcleos ou somente dois, isso fará diferença dependendo do uso, nem sempre um quad-core é a melhor opção. E não vale pagar mais por pequenas diferenças de clock

Quais Portas ter

USB é o carro chefe, principalmente pra que vai comprar um portátil e que sejam longe uma da outra pra não baterem cabeça, com o padrão 3.0 em pelo menos uma delas já é lei, entradas de cartão, HDMI para conexões com alta definição, VGA para usuários corporativos devido ao uso de projeção externas, entradas ethernet para redes cabeadas são outras opções que importam.


RAM

A máxima sempre é verdade, quanto mais, melhor, não aceite menos de 4Gb, se forem 6 ou 8Gb melhor ainda, deixará seu sistema trabalhando com mais folga, principalmente se você for daqueles que trabalha com um monte de janelas abertas ao mesmo tempo, muitas vezes por necessidade. As velocidades comuns de mercados 1066 ou 1333 MHz, o preço muda entre elas, mas não se engane a diferença entre essas velocidades não é tanta assim.

HD

Velocidade, tamanho e tecnologia fazem diferença. Quanto mais rápido, mais ligeiro os dados são acessados, em geral no mercado encontramos HDs com 5400rpm e 7200rpm, nem preciso dizer qual a melhor.

Se você está pensando em ter uma boa máquina, ela deve ter um bom espaço, as memórias estão ficando mais baratas e discos com uma boa capacidades são essenciais, não aceite nada menor que 500Gb, mas se puder cobrir as despesas, aconselho já pelo menos um disco de 1Tb.


Quanto à tecnologia, podemos falar dos SSDs ou Disco de estado sólido, utilizam memória flash como pendrives, são mais rápidos quanto ao acesso, mas também mais caros, raros pela terrinha, os modelos mais achados são de 128 ou 256Gb, se o espaço não é primordial vale o investimento. Existem também algumas máquinas já com disco híbridos, utilizando os SSDs para o SO e aplicativos mais usados e um disco móvel para os outros arquivos. Lembrando que os SSDs são mais leves e isso faz diferença se o portátil vai ser levado pra cima e pra baixo.

Bateria durável

Se durasse o dia todo sem recarregar seria o ideal, até tem, mas com preços bem salgados. Cuidado com promessas de autonomia de 3h, lembre-se de ler o manual, vai mostrar que esse tempo só é possível em condições específicas, wi-fi desligada, brilho da tela baixo e outros detalhes. É horrível ter seu note descarregado na pior das horas.

Placas 3D

Vai só assistir vídeo em HD, Blu-Ray? Então o que vier no PC já vai dar conta sem problema. Agora se for fã da jogatina, com gráficos em alta resolução, fará edição de vídeos pesadas, uma GPU específica para isso dará uma excelente melhora no seu PC novo, com pelo menos 1Gb de memória darão conta do recado.

Drive de CD ou DVD

Apesar de está morrendo alguns PCs ainda tem, portáteis mais finos já descartam esses drives, com aplicativos online, torrents, serviços de streams de vídeos dentre outras facilidades, não fará falta, então não descarte um PC sem esses drives.

Observações finais

Para a grande maioria dos usuários os pontos técnicos aqui mostrados não terão importâncias, visto que as características apresentadas podem ser relevantes em determinadas situações e em outras não.

E claro estamos abertos a sugestões, melhorias e modificações.

Abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas