Conselhos Eternos de TI


A computação evolui bem rápido, tanto sistemas, como hardwares, assim como nossa inteligência no que diz respeito a computação. Muitas coisas mudaram desde a sua criação, mas será que tudo mudou? Estava lendo um artigo na PCWorld que me levou a um sentimento saudosista, percebi que nem tudo mudou, e provavelmente não mude, pelo menos não acho que no nosso tempo.
Alguns conselhos são os mesmo e teimam em continuar existindo mesmo de depois de 2, 5, 10 ou 20 anos e continuam verdadeiro, abaixo mostro alguns.


Na dúvida, reinicie
Parece que esse é o princípio mor de tudo que é eletrônico, se o computador deu algum problema, em sua maioria um reiniciar a máquina resolve, o sistema praticamente renasce das cinzas, é engraçado eu sei, mas é a mais pura verdade.
Sua bateria vai descarregar
Isso acontece nas piores horas, não se engane ela vai cair, a Lei de Murphy está ai para provar isso, e essa observação serve pra seu note, tablet ou celular, mesmo achando que não vai precisar leve seu carregador. Ser organizado não custa, costumamos ter n aparelhos, cada um com seu carregador, com características próprias do aparelho, então é prudente rotular todos para não correr riscos.
Copie tudo
Um backup utilizável pode salvar sua vida digital, então faça cópia dos seus arquivos, e depois uma cópia da cópia, exagero? Garanto que não. E claro não faça a cópia no seu computador, veja um disco externo, ou nas nuvens, mas copie, e lembre de seu disco ser particionado, separando SO e seus dados. Os dispositivos móveis não são vilões, eles podem guardar também do disco de restauração do seu sistema e chaves eletrônicas. Guarde tudo num lugar seguro e fácil de achar.
Um modelo anterior pode lhe da o mesmo resultado e ser mais barato
Vamos reconhecer, nem sempre precisamos da novidade que foi lançada agora, ou do processador mais rápido, ou da última linha de placas de vídeo, então façamos uma gentileza ao nosso bolso, uma geração anterior sempre está a bons preços e continuam com um bom desempenho.
O manual existe pra ser lido
Ele existe com o objetivo de tirar suas dúvidas, ajudar a tirar o melhor do objeto, vejo muitas vezes em faqs de tira dúvidas funções que estão no manual, é só ler. Uma simples leitura pode evitar dores de cabeça, aumentar a vida útil do seu equipamento, e é um tira dúvidas permanente.
Não compre o que ver
Uma pesquisa ajuda, para nós, geeks, sei que isso é difícil, os olhos brilham com novas parafernálias, não se deixe enganar pelos vendedores, conheça bem o produto antes de comprá-lo, isso evitará enganos.
O mouse nem sempre existiu
Tem pessoas que simplesmente não vivem sem o mouse, acostumaram a clicar e clicar e clicar pra tudo, mas e no tempo que ele não existia, tudo era no teclado, então aprenda alguns atalhos de teclado e goste deles, o trabalho fluirá mais rápido, e praticamente pra todo aplicativo existe algum atalho, na internet é só pesquisar um pouco que encontrará um monte.
Se souber fazer, faça
Mais uma vez a questão de cuidar do bolso, se precisar de algo e souber fazê-lo, faça, como por exemplo, montar seu próprio em vez de comprar um pronto, mas vejam bem, só se meta se realmente souber o que está fazendo, senão o prejuízo será muito maior.
Os softwares devem ser atualizados
Sabemos que é chato está baixando correção, atualização, vacinas de antivírus, mas veja, isso é necessário, uma atualização em geral é uma melhoria no seu sistema, a correção de um bug ou de uma fragilidade, acostume a manter seus sistemas sempre atualizados. Isso também vale para os drives dos seus dispositivos.
Sua postura importa sim
Já percebeu quantas horas passa no computador? Então perceba, com o tempo seus tendões, músculos podem reclamar, e fique certo, quando começam a reclamar, a coisa já está feia. Tenha uma boa postura, altura do teclado, monitor e mouse corretas, seu corpo vai agradecer e evitará problemas futuros.
Seja partidário da teoria da conspiração
Nos dias de hoje está cada vez mas fácil ser hackeado por pessoas mal intencionadas,então não custa da um trabalho maior pra eles, se tem algo que precisa guardar, codifique, dá trabalho, mas o deixa mais seguro. Acostume-se também a tirar os padrões de fábrica do seu roteador no que diz respeito a segurança.
Ser organizado não custa
Já percebeu o catatau de cabos que tem na mesa, tente organizá-los da melhor forma possível, ajuda no visual e na limpeza.
Desconecte-se
Uma das mais importante, desconecte-se um pouco, descanse, veja pessoas, deixe a vida digital um pouco de lado as vezes, fuja dos eletrônicos pelo menos por um dia.

Existem mais coisas com certeza, então fique a vontade de colocar o que deixei passar, ou também discordar de algumas delas.

Abraço gente.

Comentários

Postagens mais visitadas