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Cyber weapons – a nova corrida armamentista Posted: 28 Jul 2011 05:30 AM PDT Uma matéria de capa da revista Bloomberg BusinessWeek, na edição de 20 de julho, entitulada "Armas digitais: a nova corrida armamentista", cita os ataques digitais que ganharam notoriedade na mídia nos últimos anos.
"No começo deste ano, hackers invadiram a rede de computadores da RSA (EMC), uma empresa de segurança que protege outras companhias. Eles roubaram o mais valioso código de computador do mundo, os algorítimos por trás dos tokens de identidade de segurança da RSA, um produto usado pelas agências do governo americano, profissionais de defesa e grandes bancos para se prevenir de hackers (…) Este mês o Pentágono revelou que também foi hackeado e teve mais de 24 mil arquivos roubados".
Segundo a matéria, as armas cibernéticas existem há anos, mas só por volta de 2005 a indústria começou a mudar, principalmente quando o Pentágono começou a dar mais ênfase no desenvolvimento de ferramentas hackers que pudessem ser úteis em conflitos.
Duas das principais armas do arsenal cibernético são botnets e exploits. Uma botnet pode fazer cair redes inteiras e ajudar espiões na sabotagem de um grande número de máquinas, e os exploits mais valiosos são aqueles desconhecidos até que sejam colocado em cena – são os chamados zero-day exploits.
O livro "The Cyber Commander's eHandbook, a downloadable guide", de Kevin G. Coleman, lista cerca de 40 tipos de ataques que utilizam botnets e exploits. O ataque de número 38 é assassinato. Assim como o Stuxnet fez com que uma centrífuga perdesse o controle, um worm de computador pode parar um sistema computadorizado de oxigênio antes que a equipe médica se dê conta do ocorrido. O número 39 é o hackeamento de carros, totalmente movidos por computadores, que controlam freios, transmissão, motor. Controlando esses sistemas é possível controlar o veículo.
Apesar de parecer ser algo distante da realidade, ano passado pesquisadores da Rutgers University hackearam os computadores de um carro que viajava a 97 km/h através de um sistema wireless utilizado para monitorar a pressão dos pneus.
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Polícia Federal inicia projeto piloto com "e-gates" Posted: 28 Jul 2011 05:00 AM PDT Foi iniciada nesta semana a primeira fase do projeto piloto para uso de portões eletrônicos de controle migratório no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Conhecido como RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente), o sistema visa tornar mais ágil e segura a circulação de viajantes. A intenção é estudar a adoção de novas tecnologias no controle migratório brasileiro, para utilização em aeroportos das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O projeto resulta de um acordo da Polícia Federal com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, e a tecnologia é portuguesa. Foram cedidos pelo governo português dois portais, que estão instalados no Aeroporto Internacional de Brasília. Um deles está na área de embarque e outro no desembarque internacional. Na primeira fase, brasileiros e portugueses com passaportes eletrônicos diplomáticos ou oficiais (com chip) poderão realizar o controle de imigração nos portões eletrônicos disponíveis nos Aeroportos Internacionais de Brasília e Lisboa. Há previsão de que até o fim do ano os brasileiros que tenham o novo passaporte brasileiro comum eletrônico (com chip) também possam passar pelos e-gates. Os portões eletrônicos, que já existem em países como Portugal, Inglaterra e Austrália, verificam eletronicamente a autenticidade do documento de viagem; capturam dados qualificativos do passageiro para realização de pesquisa em bancos de dados e registro do movimento (saída ou entrada do país). Além disso, conferem se o documento apresentado pertence ao viajante. Se o documento for validado e não houver restrições para a viagem, é liberado o acesso para um ponto onde será confirmada a identidade do viajante, por meio da comparação entre a fotografia armazenada no chip com a imagem capturada pelo equipamento. Confirmada a identificação, o passageiro é liberado para prosseguir no seu embarque ou desembarque, com o registro automático das informações no sistema de controle de entrada e saída de pessoas do país. Tais ações são acompanhadas por um agente de imigração em cabine de inspetor mantida separadamente, a qual tem potencial para acompanhar o funcionamento de um conjunto de portais, otimizando os recursos empregados no controle migratório. |
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